Sumário - Padrão de Entrada de Energia
Padrão de Entrada de Energia da Celesc
O padrão de entrada de energia refere-se à conexão elétrica entre um ponto da rede elétrica com um ponto de consumo ou geração de energia, baseando-se em normas e especificações técnicas da concessionária de energia responsável na região.
Ou seja, toda concessionária de energia elétrica possui as suas próprias recomendações, baseadas em normas técnicas da NBR e de acordo com os sistemas elétricos de cada região.
Sob o mesmo ponto de vista, o padrão de entrada de energia da Celesc também possui as suas atribuições, e deve será seguido conforme definições das normas para cada aplicação.
Conexão do Padrão de Entrada de Energia
Em primeiro lugar, a conexão de um padrão de entrada de energia poderá ser uma unidade consumidora de energia elétrica, como por exmeplo, um conjunto de alimentadores de um comércio, indústria ou de uma residência.
Todavia, ou será uma unidade geradora de energia, como, por exemplo, uma usina solar, hidrelétrica, eólica, entre outros.
Logo, os padrões de entrada são instalados, conforme as definições dos projetos e documentações aprovadas diante das concessionárias de energia.
Saiba mais sobre padão de entrada de energia, entrando em contato conosco:
Características Elétricas para Padrão de Entrada de Energia
Os níveis de tensões para o padrão de entrada são de baixa tensão para unidades consumidoras e geradoras para potências mais baixas, variando entre sistemas monofásicos, bifásicos e trifásicos.
Já para sistemas com potências mais altas, utiliza-se um sistema mais elaborado para controle, proteção e medição de energia.
Mas, quando a carga consumida ou gerada são altas demais, estes equipamentos poderão estar conectados diretamente a níveis de alta tensão.
Afinal, este sistema faz o uso de transformadores elevadores ou rebaixadores de acordo com a necessidade do sistema conectado.
Assim, a demanda para cada tipo de edificação é calculada conforme definições contidas na norma vigente e sob aprovação na Celesc. Leia mais no item 5.6 acessando a norma N-321.0003, clicando aqui.
Aterramento para Padrão de Entrada de Energia
De antemão, todo sistema de padrão de entrada será aterrado conforme recomendações da concessionária e das normas padrões da NBR.
Desta forma, é importante que o sistema de aterramento do padrão de entrada esteja interligado com o aterramento da edificação para garantir a equipotencialização de todo o sistema. Leia mais sobre equipotencialização, clicando aqui.
Portanto, o aterramento é fundamental para proteger todos os equipamentos de entrada da rede do padrão de entrada, como também protege todos os circuitos elétricos e equipamentos da edificação.
Saiba mais sobre aterramento clicando aqui.
Projeto para Padrão de Entrada de Energia
O projeto do padrão de entrada com toda a documentação será elaborado pelo um profissional competente da área elétrica.
Da mesma forma, todo o projeto é baseado nas recomendações das normas vigentes da concessionária.
Por analogia, um projeto bem elaborado, evita gastos desnecessários com materiais e serviços durante as instalações elétricas.
Logo, após o desenvolvimento de toda a documentação, deverá ser encaminhada para aprovação da Celesc.
Assim, recomenda-se que a instalação seja realizada somente após a aprovação oficializada pela concessionária.
Se você precisa de um projeto de padrão de entrada de energia, fale com nosso especialista:
Serviços de Padrões de Entrada de Energia
A Aplica Engenharia realiza projetos de padrões de entrada de energia e faz toda a aprovação junto com a Celesc e em qualquer outra concessionária de energia do Brasil.
Além disso, a Aplica Engenharia faz todo acompanhamento durante as instalações, e presta consultorias para otimizar processos, economizar dinheiro e tempo em todas as etapas dos serviços de padrões de entrada de energia.
Instalação de Padrão de Entrada de Energia
A instalação do padrão de entrada de energia compreende a área elétrica e civil sob responsabilidade da equipe de instalação após os medidores de energia até o interior da edificação.
Ao contrário, já a instalação dos medidores e a conexão dos condutores na rede elétrica serão realizado pela própria concessionária de energia regional.
Por fim, a instalação do poste com o medidor deve ficar ao acesso livre dos responsáveis da concessionária para leituras, medições, vistorias e manutenções. Saiba mais clicando aqui.
Para atendimento aos padrões solicitados, verifique com uma empresa especializada em projetos e instalações de padrão de entrada quais as suas reais necessidades.
Troca do Padrão de Entrada de Energia
A troca de um padrão de entrada existente também seguirá os padrões das normas da concessionária de energia.
Contudo, será projetado e instalado por profissionais competentes e qualificados para atender aos requisitos estabelecidos.
Os equipamentos e postes são trocados quando:
- Houver alguma ou dano no equipamento
- Danificação do poste devido a interferências mecânicas, como batida no poste ou deterioração natural do poste prazo de vida útil do mesmo.
- Alteração nas características elétricas como: troca de sistemas entre monofásico, bifásico e trifásico, maior consumo ou geração de energia.
- Sob solicitação da concessionária Celesc.
Além disso, quando houver a necessidade para realizar esta troca dos equipamentos, será realizado a adequação completa conforme determinado nas normas atualizadas da concessionária.
Assim também, os medidores serão trocados pela própria Celesc. Saiba mais clicando aqui.
Padrão de Entrada Residencial
O padrão de entrada residencial é composto por um poste de energia com altura e resistência definido conforme padrões da concessionária de energia.
Assim, o poste padrão Celesc é fornecido com caixa embutida, para acomodar os medidores, disjuntores, dispositivos de surtos e condutores, conforme as especificações sob homologação da concessionária.
Quando há necessidade de fornecimento de mais caixas, será realizado sob análise do projetista e aprovação da concessionária.
Porém, quanto aos medidores, são fornecidos pela concessionária de energia, responsáveis pela ligação do ponto de conexão do poste até ao medidor de energia elétrica.
Padrão de Entrada Predial
O padrão de entrada de energia de um edifício ou condomínio, geralmente possui diversas medições separadas.
Logo, para atender ao conjunto de medidores e equipamentos solicitados, o projetista responsável analisa e dimensiona o sistema segundo a padronização da norma vigente atualizada da concessionária.
O ramal poderá ser aéreo ou subterrâneo conforme condições da rede e da edificação sob análise do responsável pelo projeto.
Padrão de Entrada Comercial
O padrão de entrada de energia comercial baseia-se no tipo do sistema sendo monofásico, bifásico ou trifásico conforme necessidade e demanda necessária.
Além disso, o consumo total do sistema comercial determinará as demais características do projeto e de instalação do padrão de entrada.
Padrão de Entrada para Subestações
O padrão de entrada de energia para subestações baseia-se no acesso à conexão da rede elétrica da concessionária com a unidade alimentadora ou geradora de energia.
Nesse sentido, o padrão de entrada será aéreo ou subterrâneo para subestações abrigadas chamadas também de cabines, ou para subestações de uso ao tempo.
A subestação é formada por um conjunto de equipamentos elétricos destinados a controlar, proteger e medir toda a energia elétrica da unidade alimentadora ou geradora.
Do mesmo modo, o padrão de entrada é determinado e projetado diante das características de chegada da rede elétrica e do sistema da unidade conectada com a mesma.
Clique aqui e faça um orçamento de padrão de entrada de energia para subestações. Ou fale conosco, clicando no botão abaixo:
Padrão de Entrada de Energia para Outros Setores
Em primeiro lugar, qualquer sistema ou setor que precisa de um padrão de entrada de energia e, que seja diferente ao definido nas descrições do conteúdo acima, precisa ser analisado e dimensionado sob aprovação da Celesc.
Nesse sentido, o profissional responsável pelos projetos e documentações com a equipe de instalação devem orientar-se nas normas e recomendações da Celesc.
Contudo, maiores informações devem ser buscadas diretamente com os responsáveis da concessionária de energia para evitar falhas e gastos desnecessários.
Vistorias do Aterramento do Padrão de Entrada
É importante realizar a vistoria periódica no sistema de aterramento para verificar a integridade e eficiência do sistema de aterramento.
O aterramento é responsável por:
- Escoamento de raios provindos da rede elétrica conectada no poste do padrão de entrada de energia ao seu estabelecimento.
- Proteger os equipamentos e toda a parte elétrica contra choques perigosos.
- Proteger todo a edificação de descargas atmosféricas, se tiver sistema de SPDA ou para raios. Saiba mais sobre sistemas de SPDA clicando aqui.
- Escoamento de residuais elétricos devido a curtos que ocasionam choques perigosos e queima de equipamentos dentro da edificação.
A Aplica Engenharia faz vistorias com medições e laudos de aterramento para garantir a eficiência do sistema de aterramento. Saiba mais clicando aqui.
Cuidados em Padrões de Entrada de Energia
Conforme visto inicialmente, todo projeto elétrico precisa da competência de um profissional responsável e qualificado para dimensionar o sistema de forma correta minimizando custos e garantindo a eficácia diante da aprovação das entidades responsáveis.
Portanto, todo projeto e documentação para padrões de entrada são emitidos e aprovados pela concessionária de energia.
Somente após a aprovação inicia-se a instalação que será realizada conforme especificações do projeto aprovado.
Logo após, o responsável da concessionária de energia realizará a vistoria após o término da instalação conectando o sistema de distribuição na rede elétrica.
Se você gostou do tema sobre: “Padrão de Entrada de Energia” e quer saber mais, converse com os nossos especialistas, e saiba evitar problemas e economizar dinheiro.
Somos a Aplica Engenharia, uma empresa de consultoria e projetos para aprovação do padrão de entrada de energia – Celesc.
Clique aqui e conheça mais sobre padrão de entrada de energia.
Perguntas e Respostas Sobre - Padrão de Entrada de Energia
O padrão de entrada de energia é a conexão de um ponto da rede de energia elétrica com uma edificação para consumir ou gerador energia.
- Busque por um profissional qualificado para dimensionar e projetar o padrão de entrada;
- Verifique e solicite a aprovação oficializada do projeto e documentação na concessionária de energia regional;
- Busque por um profissional qualificado para a instalação do padrão de entrada;
- Solicite acompanhamento periódico do projetista responsável durante a instalação;
- Solicite ao responsável do projeto a vistoria da concessionária e a conexão da rede elétrica.
O padrão de entrada de energia é realizado somente por profissionais qualificados e com experiência na área de projetos para padrão de entrada de energia, para evitar gastos desnecessários e reprovação diante da concessionária de energia.
O padrão de entrada de energia é obrigatório em:
- Toda construção nova que precisa de ligação de energia elétrica;
- Adequação diante da troca de sistemas monofásicos para bifásicos ou trifásicos;
- Impactos mecânicos que danifiquem a estrutura, quadros ou equipamentos do padrão de entrada;
- Interferências por descargas atmosféricas;
- Falhas nos equipamentos ou condutores;
- Deterioração natural diante da vida útil do sistema;
- Alterações elétricas que impactam na demanda ou no tipo da unidade existente;
- Diante da solicitação da concessionária de energia.
Entre em contato conosco, e descubra mais sobre nosso compromisso com os nossos clientes.
Pingback: Instalação Elétrica Comercial - Aplica Engenharia