Você está visualizando atualmente Conheça Tudo Sobre SPDA
Conheça tudo sobre SPDA

Conheça Tudo Sobre SPDA

O QUE É UM SISTEMA DE SPDA?

No Brasil, SPDA é a sigla para Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas.

Nesse post você irá conhecer tudo sobre SPDA, inclusive sobre os diversos componentes, que variam de acordo com o projeto adotado em cada empreendimento.

Ou seja, trata-se de um sistema de condutores externos para a captação do raio, instalados sobre os pontos mais altos de um estabelecimento ou local, que precisa ser protegido. 

Deste modo, estes condutores externos, são chamados de captores para SPDA.

Por fim, os captores são interligados com os condutores de descidas conectados a uma malha de aterramento por onde escoa o raio numa possível descarga atmosférica.

DANOS QUE A AUSÊNCIA DE SPDA PODE GERAR

Apesar dos raios serem uma manifestação da natureza, eles podem ser extremamente perigosos e causar sérios danos.

Em outras palavras, os danos às edificações são causados por descargas atmosféricas (raios) que atingem diretamente uma estrutura, ou indiretamente através de condutores.

Logo, as descargas atmosféricas se originam da separação das camadas de ar, chuva, nuvens e solo. A nuvem é a origem da maioria das descargas atmosféricas.

Raios atingindo prédios
Raios Atingindo Prédios

Apesar de os danos às edificações serem os que mais preocupam as autoridades, os raios também podem matar pessoas. 

Segundo o IPEN, “a descarga atmosférica é um fenômeno natural, mas pode ser fatal. Os raios podem atingir o corpo de maneira direta ou indireta. A direta ocorre quando o raio atinge o corpo humano, provocando a queima da roupa, o choque elétrico e a morte. A indireta ocorre quando o raio cai num objeto e o choque passa para o corpo humano através do objeto, como metal, água ou solo”.

Para minimizar os riscos de acidentes com raios, é importante que as pessoas saibam identificar os locais seguros para se abrigar. 

Conheça tudo sobre SPDA asssistindo o nosso vídeo abaixo:

De acordo com o IPEN, “existem locais seguros para se abrigar de um raio. São locais onde a probabilidade de o raio cair é menor, como nos porões de prédios, sob elevadores, dentro de carros metálicos, etc.”

Além disso, é importante que as pessoas saibam como agir em caso de acidente com raios. 

Segundo o IPEN, “em caso de acidente com raios, deve-se deixar o local imediatamente. Não se deve tocar em nada metálico e, se possível, deitar-se no chão para diminuir a probabilidade de um choque elétrico. Se estiver dentro de um carro, abandone-o imediatamente”.

Por fim, é importante que as pessoas adquiram sistema de para raios. O projeto de para raios é um documento técnico que estabelece as medidas de proteção a serem adotadas para prevenir acidentes com raios em uma edificação.

CONHEÇA TUDO SOBRE SPDA - TIPOS

Com o objetivo de controlar os efeitos das descargas atmosféricas, houve uma evolução nos estudos e tecnologias relacionadas aos sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA).

Assim, diferentes tipos de SPDA foram desenvolvidos para atender a essa necessidade. Alguns desses tipos incluem: 

SPDA - Ponta de Franklin

Primeiramente, o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) do tipo “Para-raios Franklin” é um dos sistemas mais antigos e conhecidos para proteger edifícios, estruturas e equipamentos contra os efeitos das descargas atmosféricas.

Logo, esse tipo de SPDA é nomeado em homenagem a Benjamin Franklin, o inventor e cientista americano que realizou experimentos pioneiros relacionados à eletricidade e aos raios no século XVIII.

Por analogia, para-raios Franklin funciona com base no princípio de atrair os raios para uma pressa metálica e, em seguida, direcionar a corrente elétrica resultante com segurança para o solo.

SPDA - Esferas Rolantes

Já o método por Esferas Rolantes também pode ser conhecido como Método Eletrogeométrico.

Assim, neste método é projetado de forma imaginária uma esfera, de raio determinado, a qual rola pela estrutura em todas as possíveis direções.

Então, se nenhum ponto da estrutura, com exceção do subsistema de captação, tocar nessa esfera fictícia, a área está protegida.

Desenho tridimensional de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas
SPDA 3D

Gaiola de Faraday

Agora, um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) do tipo “Gaiola de Faraday” se baseia no princípio da Gaiola de Faraday, nomeada em homenagem ao cientista Michael Faraday.

Então, este tipo de SPDA é projetado para edifícios, estruturas ou equipamentos sensíveis contra os efeitos das descargas atmosféricas, criando uma barreira condutiva que desvia a corrente elétrica causada por um raio e os condutores de forma segura para o solo.

Contudo, a ideia principal por trás de uma Gaiola de Faraday é criar uma estrutura metálica que envolva completamente uma área ou objetos que se desejam proteger, como uma malha ou grade.

Essa estrutura é como um condutor contínuo e eficaz para a eletricidade gerada por uma descarga atmosférica.

Por fim, quando um raio atinge a gaiola de Faraday, A corrente elétrica é distribuída uniformemente ao longo da superfície metálica e, em seguida, direcionada para o solo, onde é dissipada de forma segura.

Dimencionamento de um sistema spda

Baseado na norma NBR 5419-2015, o SPDA é dimensionado para proteger qualquer edificação contra raios de acordo com a combinação de diversas características elétricas, condições do local, tipo de ambiente e função, volume de pessoas no local, entre outros fatores.

Em síntese, veja um estudo de dimensionamento de SPDA feito pela Universidade UDESC.

Sistema de captação de raio instalado em prédio
Sistema de Captação de um SPDA

Subsistemas que compõem o sistema

- Captação

À primeira vista, parte do SPDA é projetada para interceptar e distribuir as descargas atmosféricas ao longo dos captores.

Em outras palavras, geralmente feita de cobre ou alumínio, se encontra no topo da estrutura, tornando-se um alvo para os raios. 

Todavia, a probabilidade de a corrente do raio penetrar na estrutura é significativamente limitada pela presença do subsistema de captura.

Portanto, existem alguns fabricantes e fornecedores desses materiais para SPDA, clique aqui e conheça mais sobre os produtos de um deles.

- Captação lateral

Descargas laterais podem ocorrer em estruturas com mais de 60 metros de altura, principalmente em pontas, cantos e saliências.

Em geral, o risco destas descargas é baixo, mas pessoas e equipamentos elétricos e eletrônicos expostos às paredes externas das estruturas podem ser danificados.

Nessas situações, é necessário prever uma captação lateral.

- Condutores de descida

Analogamente, os condutores de descida são conectados diretamente aos captores.

Em outra palavras, a corrente elétrica acionada pelo raio é conduzida por esses condutores e descem pelas laterais da construção até a malha de aterramento.

Por fim, quando dimensionado de forma adequada (quantidade e espaçamento), reduz muito a probabilidade de descargas diretas atingirem a fachada do edifício.

Desenho tridimensional com descidas de um sistema de para raios de uma construção
Condutores de Descida de um SPDA

- Anéis de cintamento

Para uma melhor distribuição das correntes atmosféricas, deve-se considerar a interligação horizontal com condutores de descida em intervalos de 10m a 20m de altura acima do solo, dependendo da classe do SPDA.

Deste modo, os anéis de cintamento têm a importante função de equalizar o potencial de queda, minimizando assim o campo elétrico no interior do edifício.

- Aterramento

O aterramento elétrico é uma parte do SPDA projetada para conduzir e dispersar as correntes atmosféricas para o solo.

Assim, ele fornecer um caminho seguro e eficiente para a corrente elétrica causada por uma descarga atmosférica fluir até a terra.

Portanto, ao fazer isso, o aterramento ajuda a dissipar a energia do raio de forma segura.

Afinal, a maneira mais importante de minimizar quaisquer sobretensões potencialmente perigosas é investigar e melhorar a geometria e o tamanho do subsistema de aterramento.

PROBLEMAS QUE O SPDA RESOLVE

Um sistema de para raios bem dimensionado evita que uma descarga circule para o interior de uma edificação trazendo riscos como:  

  • Danificação e queima de equipamentos eletrônicos e máquinas elétricas
  • Perda de vidas em contato com estruturas metálicas atingidas pelo raio
  • Incêndios
  • Perda de Patrimônios

LOCAIS DE INSTALAÇÃO DO SPDA

A princípio, todo estabelecimento está sujeito a ser atingido por um raio.

Nesse sentido, o risco aumenta em áreas abertas, principalmente quando a edificação de análise é mais alta do que outras construções próximas.

Então, vale a pena lembrar que é importante realizar uma análise de riscos de acordo com o tipo operacional e as demais condições do local.

Logo, em todo local é recomendado a instalação de um sistema de SPDA para que a construção seja protegida.

Segue abaixo alguns locais onde é obrigatório por norma a instalação do sistema de SPDA:

PROJETO DE SPDA

Para garantir a eficiência de um sistema de SPDA, é preciso conhecer todas as condições do local e simular todas as variáveis da instalação.

A Aplica Engenharia faz projetos e dimensiona todo o sistema de proteção contra descargas atmosféricas conforme as normas vigentes.

De maneira idêntica, a Aplica Engenharia é especializada em consultoria e em laudos para sistemas de SPDA, contando com profissionais capacitados.

Saiba mais sobre projetos elétricos de alto desempenho para enteder o processo de escolha de um bom projeto.

Projetistas estudando melhor forma de colocar SPDA em Prédios
Projeto de SPDA

LAUDO DE SPDA

Os sistemas de para raios conhecidos como SPDA ou (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas) precisam de inspeções e manutenção periódica para garantir a sua eficiência diante de uma descarga atmosférica.

Nesse sentido, o laudo de um sistema de SPDA é um relatório onde consta informações e dados coletados, através de medições e da análise de todos os materiais do sistema de SPDA conectados à malha de aterramento.

Importância do Laudo de SPDA

Após a instalação de um sistema de SPDA, geralmente se é esquecido que precisa ser inspecionado para verificar a integridade e eficiência de todo o sistema.

Todavia, incêndios e acidentes fatais são registrados diariamente e causados por raios onde a principal causa é a falta de inspeção e manutenção periódica.

Assim, vale a pena lembrar que a norma da NBR-5419 foi totalmente atualizada no ano de 2015, e recebeu diversas regras para trazer mais segurança e assertividade diante das condições de cada edificação.

Porém, a norma também recomenda inspeções e laudos periódicos para garantir a eficiência do sistema em cada tipo de estabelecimento.

Quem pode fazer um Laudo de SPDA

Esta análise deverá ser realizada por um profissional qualificado para certificar-se de que o sistema de SPDA está de acordo para proteger o local de uma descarga ou se precisa de uma manutenção e nova instalação.

A Aplica Engenharia realiza laudos para SPDA conforme necessidade em diferentes áreas e ambientes como:

  • Prédios
  • Galpões
  • Comércios
  • Subestações
  • Indústrias
  • Eletrocentros
  • Usinas

Clique abaixo e saiba mais sobre esse nosso serviço.

A Aplica Engenharia é a parceira ideal para todos os serviços elétricos relacionados a Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas – SPDA.

Entre em contato conosco hoje mesmo para conhecer melhor nossos serviços e como podemos ajudar a sua construção a alcançar o máximo potencial em questão de proteção.

Estamos prontos para ser a sua escolha confiável em projetos para SPDA.

Se você gostou do tema sobre: “SPDA” e quer saber mais, converse com os nossos especialistas, e saiba evitar problemas e economizar dinheiro.

Somos a Aplica Engenharia, uma empresa de consultoriaslaudos e projetos elétricos, e fornecemos a melhor solução com total qualidade, segurança e pontualidade na entrega de todos os nossos serviços.

Clique aqui e conheça mais sobre SPDA.

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE - SPDA

No Brasil, SPDA é a sigla para Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas.

É um conjunto de condutores externos instalados nos pontos mais altos de uma edificação para captar raios e direcionar a corrente elétrica resultante com segurança para o solo.

o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) pode ser classificado em três tipos diferentes: Ponta de Franklin, Gaiola de Faraday e Esfera Rolante.

O SPDA serve para proteger pessoas, construções, prédios, equipamentos eletrônicos e outros contra descargas atmosféricas.

Segundo a NBR 5419-2015 o Laudo de SPDA tem validade de 01 a 03 anos, conforme a classificação de risco da construção em análise.

 O laudo de SPDA deve ser realizado por um profissional qualificado, capaz de certificar se o sistema está de acordo com as normas e se necessita de manutenção ou nova instalação.


Entre em contato conosco, e descubra mais sobre nosso compromisso com os nossos clientes.

gerson

Engenheiro de controle e automação, com atuação em projetos elétricos em usinas, subestações e outras áreas.

Este post tem 3 comentários

Deixe um comentário